Nesta sexta-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou os árbitros escolhidos para apitar os aguardados duelos da final do Campeonato Paulista de 2025, que terá como protagonistas Palmeiras e Corinthians. O time comandado por Abel Ferreira eliminou o São Paulo, enquanto a equipe de Ramón Díaz superou o Santos, garantindo assim a tão esperada final.
O primeiro jogo está agendado para o domingo, no Allianz Parque, com início às 18h30 (horário de Brasília). Já o segundo confronto será realizado na Neo Química Arena, numa quinta-feira, às 21h35 (horário de Brasília).
O experiente Raphael Claus será o responsável por dirigir a partida na casa do Palmeiras, enquanto Matheus Delgado Candançan terá a missão de comandar o duelo na casa do Corinthians. O mando de campo na segunda partida favorecerá o time alvinegro, que teve a melhor campanha no estadual.
A disputa pela taça representa a possibilidade de um feito inédito para o Palmeiras, que busca o tetracampeonato. Em caso de sucesso, o clube igualará o feito do Paulistano, entre os anos de 1916 e 1919. Já para o Corinthians, a conquista significaria a ampliação de sua hegemonia no torneio e o fim do jejum de títulos que já perdura desde 2019.
No começo de fevereiro, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram no tradicional Dérbi, válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista, ainda na fase de grupos. O jogo, que começou com atraso devido às más condições do gramado causadas por uma forte chuva, terminou empatado em 1 a 1, com Mauricio abrindo o placar e Yuri Alberto igualando para o Timão.
Analisando o retrospecto, o Palmeiras leva uma leve vantagem. Em 337 confrontos oficiais, foram 113 vitórias do Corinthians, 102 empates e 122 triunfos do Palmeiras. Em duelos em seus respectivos domínios, o Palmeiras tem 82 vitórias contra 35 do Corinthians. Por outro lado, o time alvinegro levou a melhor em casa em 78 oportunidades contra 40 vitórias do rival.